top of page

Como é chamada a bolsa que o arqueiro carrega a flecha?

Com toda a certeza você já viu em algum filme um arqueiro pegando flechas numa bolsa pendurada nas costas, e se você é curioso provavelmente se perguntou o nome daquela bolsa e é por isso que caiu nesta página.  


Pois bem, o nome daquela bolsa que os arqueiros carregam nas costas é Aljava.  


Nome esquisito não é mesmo? Então, acontece que se trata de um nome de origem árabe, que era utilizado para se referir a uma saca que as pessoas antigamente utilizavam para  carregar cereais.


Em algum momento alguém olhou para aquela saca e pensou que seria muito útil para carregar flechas. E de fato essa pessoa estava certa, a aljava é muito utilizada desde a mais remota antiguidade devido a sua praticidade e capacidade de carregar uma quantidade considerável de flechas. (entre 20 -30 flechas a depender do tipo de flecha e do tamanho da aljava.)


Mais do que o suficiente  para caçar o rango do dia e se proteger de um pequeno grupo de agressores.


Mas você sabia que nem sempre ela é utilizada nas costas?


Pois é, apesar de vermos sempre nos cinemas a aljava nas costas do arqueiro, na prática muitos preferem carregar na cintura devido a o fato de poder se locomover com mais tranquilidade sem correr o risco de derrubar todas as flechas no chão. 


Já pensou o desastre que seria estar no meio de uma caçada ou batalha e derrubar todas as flechas pois foi abaixar para pegar algo no chão e se esqueceu que estava com as flechas nas costas? Pode soar improvável e meio cena de comédia, mas isso acontece bastante num campo de treino sem ter nenhuma batalha acontecendo ou um javali vindo em sua direção.


Imagina como seria numa situação de vida ou morte? Eu não gostaria de estar nessa situação, nesse caso utilizaria a aljava de cintura.


Enfim, isso é só um detalhe, claro que no fim o modo de se utilizar a aljava fica a critério do arqueiro.


Tem  alqueires que guardar as flechas no próprio arco e outros que seguram na mão enquanto atiram.


Pessoalmente prefiro a aljava nas costas por permitir um tiro mais rápido, mas confesso que eventualmente esqueço que ela está nas costas e derrubo todas as  flechas no chão…


Eai, bora atirar umas flechas e descobrir qual tipo de aljava é melhor  para você? Agende agora mesmo uma aula de arco e flecha experimental e Gratuita aqui em Botucatu-SP

1 view0 comments

Comments


bottom of page